domingo, 11 de abril de 2010

Possível destino para as Férias de Verão 2010

Aposto que ao olhar para a foto, se eu disser que é PORTUGAL, toda a gente duvida!
Pois sim meus amigos, é Portugal, nos Açores...

Os Açores são mesmo um lugar maravilhoso, como um Havai de clima temperado e com uma acolhedora cultura lusitana. Estou desejosa por conhecer os Açores!

Bom este ilhéu chama-se Ilhéu de vila franca e faz uma piscina natural lá dentro, sem dúvida é de uma beleza excepcional e faz a todos vontade de ir lá dar um mergulho!!

Quem já foi diz que umas palmeiras, e por pouco confunde-se com a Polinésia Francesa, um paraíso...

O Ilhéu de Vila Franca (latitude 37º 42.30' N; longitude 25º 26.52' W) é uma pequena ilhota vulcânica, com uma área total de 95 hectares, dos quais estão emersos 61,6 hectares, sita a cerca de 500 m da costa frente a Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, Açores. O ilhéu dista 1200 m do cais do Tagarete, no centro de Vila Franca do Campo, funcionando, com partida deste porto, ligações regulares com o ilhéu durante a época balnear.

O Ilhéu de Vila Franca do Campo está localizado na costa sul de São Miguel, a cerca de 1 Km da costa da vila que lhe deu o nome. A sua actual morfologia é o resultado da acção da erosão marinha sobre um cone vulcânico com uma composição geológica baseada em tufo.

Presentemente, os bordos da cratera compõem dois ilhéus, o ilhéu Pequenino situado na costa nordeste e o Ilhéu Grande que constitui a maior estrutura emergente. A cratera por eles definida, forma uma baía quase circular com cerca de 150 metros de diâmetro que comunica com o mar através de um pequeno canal orientado a norte, entre o ilhéu Grande e o ilhéu Pequenino. Blocos de rocha basáltica dominam as zonas mais influenciadas pela acção da ondulação, tais como o canal de entrada e as várias fissuras através das quais a água sai da cratera (localmente conhecidas por golas).

Parece-me brutal... sem dúvida que merece visita!!

Sem comentários:

Enviar um comentário