domingo, 11 de abril de 2010

Festival "Peixe em Lisboa" no Parque das Nações até dia 18


Cursos de cozinha para crianças, a eleição do melhor pregão e a presença de especialistas da cozinha internacional são destaque, entre este sábado e dia 18, da terceira edição do festival "Peixe em Lisboa", que decorre no Parque das Nações (Pavilhão de Portugal).


Durante oito dias os visitantes do evento gastronómico vão poder degustar vários pratos de peixe e marisco de 12 restaurantes da Grande Lisboa, assistir a apresentações individuais de vários chefes de cozinha de Espanha, Brasil e Estados Unidos e até aprender alguns truques culinários em ateliês permanentes.

Entre os prestigiados chefs presentes, destaca-se o espanhol Joan Roca, que em 2009 recebeu a terceira estrela do guia Michelin.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, que esteve presente na abertura do evento e percorreu todos os stands, destacou a importância da iniciativa na promoção de Lisboa como destino turístico.

"É uma oportunidade de mostrar a quem nos visita uma Lisboa diferente com sabores diferentes. Aqui vão-se trocar experiências, conhecer novos produtos, ao mesmo tempo que se valoriza aquilo que um elemento essencial da nossa gastronomia", sublinhou o autarca.

No mesmo sentido o promotor do evento Peixe em Lisboa, Duarte Calvão explicou que o festival tem como principal objetivo utilizar a gastronomia como um fator de atração de turistas a Lisboa.

"Os peixes e mariscos são aquilo que de melhor temos e achamos que era importante promover um evento onde eles pudessem ser degustados e apreciados", explicou.

Do lado dos visitantes a curiosidade em conhecer novos produtos e sabores também era muita.

Francisco Luzio, apesar de ser pouco apreciador de peixe, gosta de experimentar, e por isso considerou muito positiva a visita ao pavilhão de Portugal.

"É a primeira vez que venho a uma iniciativa desta natureza e gostei. Acho interessante tanto para nós portugueses como para os turistas conhecer a diversidade gastronómica que possuímos", apontou.

Por seu turno, Rita Marques, apreciadora de "bom" peixe e vinho, destacou a importância da iniciativa na promoção do peixe, que na sua opinião é mal aproveitado em Portugal.

Os organizadores do Peixe em Lisboa esperam receber até dia 18 de abril entre 21 mil a 25 mil visitantes.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário