quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Estudantes americanos acham que Beethoven é um cão


Estudo norte-americano revela que os finalistas do secundário têm pouca cultura geral.

De acordo com a lista "Mindset", um estudo feito anualmente por académicos da Universidade de Beloit, no Wiscosin, os alunos que se vão licenciar em 2014 pensam que Beethoven, o célebre compositor alemão, é apenas "um cão", enquanto que Michelangelo, o pintor italiano, não passa de "um vírus de computador".

Os resultados da pesquisa são mesmo preocupantes quando os inquiridos acham que "só houve um papa", João Paulo II, que assumiu funções em 1978 e morreu em 2008, e desconhecem completamente que o apartheid existiu na África do Sul. Mais: a Checoslováquia e a Jugoslávia nunca existiu para estes estudantes.

Para os finalistas do secundário, a Alemanha nunca foi dividida, os atletas profissionais sempre competiram nos Jogos Olímpicos, os "reality shows" existem desde sempre e as companhias aéreas jamais permitiram fumar a bordo.

No desporto, os conhecimentos também não melhoram. Para os estudantes norte-americanos, John McEnroe é um modelo de publicidade que nunca pôs os pés num court de ténis e Mike Tyson foi "sempre um delinquente".

A lista "Mindset" foi elaborada pela primeira vez em 1998 pelo professor de Humanidades, Tom MacBride, e pelo ex-director de Relações Públicas, Ron Nief, da Universidade de Beloi. As conclusões surgiram a partir de perguntas feitas à geração que teria um diploma universitário em 2002.

O objectivo era chamar a atenção das autoridades na área da Educação para uma realidade: as referências culturais evaporam-se. A lista acabou por ganhar popularidade e passou a ser feita anualmente, tornando-se num género de radiografia dos conhecimentos de uma geração.


Fonte: http://economico.sapo.pt/


Rita Paz com AFP
18/08/10 14:25


Upa upa... são os maiores!

Sem comentários:

Enviar um comentário