terça-feira, 16 de outubro de 2012

A playstation3 avariou? Nada de pânico!

O meu primo teve um recente desgosto com a sua PS3, e foi uma aventura para saber o que fazer, por isso deixo vos isto aqui à mão que nunca se sabe... pode vir a fazer falta!


Quando a PS3 avaria deves:

1) Verificar bem se a avaria existe mesmo, coisas simples como a tomada eléctrica onde a PS3 está ligada não ter luz poder induzir o utilizador em erro ou outras situações do género. (Pelo sim pelo não... fazer o que os gajos da IT Crowd dizem sempre para fazer... ligar e desligar da corrente para ver se o problema não será da tomada ou o algo a fazer mau contacto.)

2) Pesquisar na Internet por pessoas com o mesmo problema ou problemas semelhantes, se o problema for a nível de software muitas vezes pode tratar-se de um problema pontual devido a um Firmware mais instável, problemas em servidores, problemas na tua ligação à NET entre outros problemas que podem não ser crónicos, a resolução pode ser simples e rápida, e não ser necessária a intervenção da assistência técnica., atenção, nunca abras a consola para tentares descobrir o problema ou mesmo por simples curiosidade, isso além de perigoso, invalida a garantia da consola.

3) Solicitar assistência, se o problema não poder ser solucionado de outra forma  senão com a assistência técnica então tens que o fazer, mas antes disso consulta a politica de devoluções da loja onde adquiriste a consola (se compraste à relativamente pouco tempo *1 a 30 dias*, podes ter a sorte de a poder trocar directamente por um equipamento novo ou ser reembolsado se assim o preferires, lojas como a worten e Fnac dão alguns dias para estas situações, mas nunca é muito tempo, portanto não te descuides...)

Se já não tiveres essa opção então...

4) Como contactar a assistência técnica e do que precisas?

O numero de telefone da Playstation Portugal é o 707 23 23 10.
Nota: Quando ligares para a Playstation tens de o fazer durante a semana das 10:00 às 22:00 e aos sábados das 10:00 às 18:00, podes ter de tentar muita vez até conseguires ligação.

Antes de ligares para lá vê se o teu telefone chega perto da consola porque podes ter que fazer alguns testes na consola que te vão ser pedidos pelo técnico, tens também de ter a factura original (talão da compra) em teu poder para dizeres o dia em que a compras-te ou outros dados, o talão é indispensável.

Caso o técnico da Playstation verifique que o problema não pode ser resolvido telefonicamente através das indicações que vão dando, normalmente a solução fica em enviar a tua consola para uma morada que eles vão indicar para ser arranjada, ou directamente trocada por uma "nova*" após avaliação.

5) Se o teu caso for esse, eles vão-te dar todas as indicações de como o deves fazer.
Deves enviar SÓ a consola, nada de cabos ou comandos ou periféricos ( a não ser que o problema os involva).

6) Deves mandar a consola numa caixa que NÃO a original de preferência bem acondicionada (se tiveres uma caixa de uma PS2 das primeiras que saíram (das grandes) é mesmo à medida, deves descaractrizar a caixa com papel ou fita-cola para não se perceber do que era a caixa, ou então vais aos CTT e eles vendem caixas de vários tamanhos, mas isto é pouco importante pois o transporte é feito por transportadora e é normalmente seguro)
É melhor fazeres backup dos saves de todos os teus jogos e de ficheiros que te interessem pois podes ficar sem nada se vier uma nova* consola ou eles tiverem de apagar/trocar/formatar o disco rígido, podes copiar os teus dados para uma PEN ou um disco rígido USB externo. Os jogos poderás depois fazer download na nova consola sem teres de comprar tudo de novo se mantiveres a tua PSN ID.

Na caixa deves ter visivel a morada do destinatário e a tua morada. Deve constar igualmente, na parte de fora da caixa em sitio visivel o numero da avaria (este numero é-te fornecido pelo técnico no telefonema).

7) Junto à consola tens de enviar uma folha com todos os teus dados pessoais (nome, morada, telefone, e-mail e nº de contribuinte.) e uma fotócopia do talão da compra.

8) No fim de tudo bem fechado e embalado tens de ligar à SEUR (transportadora) e marcar a recolha da tua PS3, o numero da SEUR é 707 50 10 10, podes se preferir e for perto levar a embalagem directamente a uma filial SEUR, (sempre são menos trambolhões que a caixa leva...), a SEUR trabalha com a STOCKUNO (empresa responsável pelo serviço técnico playstation) à muitos anos e saberão encaminhar bem a encomenda. O envio é Grátis.

8) Depois disto resta-te aguardar, o prazo normal é entre 15 a 20 dias uteis, se esse prazo passar podes ligar novamente para a playstation e pedir informações sobre o estado da reparação da tua consola, assim sempre sabes como estão as coisas e diminui a ansiedade.

9) Não é preciso pagar nada para enviar a consola pela transportadora, tudo à excepção do telefonema (numero azul) é grátis neste processo todo.

Curiosidades:
As consolas não são enviadas para a Sony mas sim para uma empresa espanhola especializada em promoção/serviço pós venda e logística de produtos, a Stock Uno!

Na maioria dos casos as consolas são trocadas por aparelhos novos* pois fica mais barato, é mais fácil e mais rápido, a Stockuno limita-se a constatar o estado do producto avariado enviado e procede à sua troca por outro do mesmo modelo, mas não se pense que é "toma lá dá cá"...
O "*" em "consola nova*" deve-se ao facto de que as consolas enviadas por troca da consola avariada enviada não serem literalmente novas!
Ou seja, a tua PS3 avaria, ligas para lá e eles dizem que te trocam a PS3 por uma nova PS3, mas essa PS3 não é nova (é nova só para ti), hoje liguei para a Sony e confrontei a pessoa que atendeu com essa situação, ela informou-me que as consolas enviadas em troca da avariada são consolas "reconstruídas" e não novas, ou seja, são consolas que já estiveram avariadas e foram arranjadas, ou com peças novas ou com peças de outras PS3 avariadas. Isto não é matematicamente sempre assim, há casos de as PS3 serem novas, de qualquer forma as consolas vêm impecáveis.
As garantias não são renovadas com os novos* equipamentos, ou seja, se a tua PS3 avariar passado um ano após a compra e tu a mandares para a garantia e eles te enviarem uma nova* PS3, essa PS3 só vai ter o "resto" da garantia da primeira e não uma garantia nova de 2 anos.

Normalmente a morada de envio das consolas é: (filial em Lisboa)

Stock Uno
Lezíria Parque Lote 1
Polo Industrial do Forte da Casa
2625-437 Forte da Casa
Lisboa (Portugal)

Telefone: 21 798 11 61


Atenção que isto funciona para as playstation assim como para muitos produtos da Sony. Portanto qualquer outro produto marca soy é possível que os procedimentos a fazer sejam muito semelhantes a este!

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